Há fins de semana que passam depressa demais…
Há fins de semana que deviam ter mais horas. Não necessariamente mais dias, porque isso seria pedir demasiado ao calendário, mas umas horas escondidas nos bolsos do tempo, daquelas que pudéssemos tirar quando a vida nos oferece aquilo que verdadeiramente importa.
Este foi um desses fins de semana.
Um fim de semana cheio de trabalho, de responsabilidades, de tarefas que não sabem esperar e de relógios que parecem correr sempre um bocadinho mais depressa do que nós. Sábado, trabalhei até tarde. Domingo, a manhã voltou a pertencer aos compromissos. Há semanas assim, imparáveis, em que os dias se atropelam uns aos outros e as listas de coisas por fazer parecem reproduzir-se durante a noite, sem pedir autorização.
Mas, no meio desta correria toda, aconteceu uma daquelas coisas simples que fazem uma mãe sentir que tem o mundo inteiro dentro de casa.
Tive os meus dois filhos comigo. Ao mesmo tempo. Debaixo do mesmo teto.
E isto, que durante tantos anos foi a coisa mais natural do mundo, tornou-se agora um pequeno acontecimento extraordinário.
Porque os filhos crescem. E ninguém nos avisa suficientemente bem do que isso significa.
Crescem, ganham asas, constroem caminhos, fazem escolhas, desenham futuros. Deixam de precisar de nós para tantas coisas e começam a precisar de nós de outras maneiras. Já não nos pedem que lhes apertem os atacadores ou que lhes expliquem por que razão a Lua os acompanha quando viajamos de carro. Agora falam-nos dos seus projetos, dos seus sonhos, das suas decisões e dos desafios que enfrentam.
E nós ouvimo-los, orgulhosos, enquanto tentamos disfarçar aquela vontade absurda de os abraçar como se ainda coubessem inteirinhos no nosso colo.
Finalmente, conseguimos cantar os parabéns aos dois. Com o atraso que a vida impôs, mas com a alegria intacta. Porque os aniversários também podem esperar pelo momento certo, e o momento certo é aquele em que estamos juntos.
Houve festejo, houve vozes a cantar, houve aquela felicidade doméstica que não precisa de grandes cenários. Basta uma mesa, umas velas, uns sorrisos e as pessoas certas.
E, entre uma conversa e outra, dei por mim a olhar para os meus filhos.
Já tão crescidos.
Tão diferentes um do outro e, ao mesmo tempo, tão unidos por essa geografia invisível que se chama família.
Cada um a construir a sua vida, com os seus projetos, as suas prioridades, os seus sonhos. Duas vidas que vão seguindo caminhos próprios, por vezes paralelos, outras vezes cruzados, mas sempre ligadas a esta casa que continua a ser um lugar de chegada.
E senti orgulho.
Não apenas pelo que estudam, pelo que conquistam ou pelos objetivos que perseguem. Isso também conta, naturalmente. Mas o orgulho maior não cabe nos diplomas, nas classificações ou nos currículos.
Tenho orgulho, sobretudo, nas pessoas que se tornaram.
Na autonomia com que enfrentam os dias. Na coragem de fazer escolhas, mesmo quando não são fáceis. Na forma como assumem responsabilidades, respeitam os outros e procuram construir o seu caminho sem perder aquilo que verdadeiramente os define.
Tenho orgulho no caráter que demonstram ter, na honestidade, na sensibilidade, no sentido de justiça. Na generosidade que tantas vezes revelam nos pequenos gestos, aqueles que não recebem aplausos nem aparecem nas fotografias.
E, acima de tudo, tenho orgulho nos corações bonitos que levam pela vida fora.
Porque podemos ensinar muita coisa aos nossos filhos. Podemos insistir na importância do estudo, do esforço, da persistência, da educação e da responsabilidade. Podemos ajudá-los a levantar depois de uma queda e a recomeçar depois de uma desilusão.
Mas há qualquer coisa de profundamente comovente em descobrir que, pelo caminho, se tornaram seres humanos de quem gostamos imenso. Não apenas porque são nossos filhos, mas porque são pessoas que admiramos.
E eu admiro profundamente os meus.
Talvez seja esta uma das maiores recompensas da maternidade: chegar a um dia em que deixamos de olhar apenas para os filhos que criámos e começamos a descobrir, com uma espécie de espanto feliz, os adultos extraordinários que temos diante de nós.
Confesso, no entanto, que me soube a pouco.
O fim de semana passou a correr. O trabalho roubou-me horas que eu gostaria de ter passado à conversa, à mesa, no sofá, ou simplesmente a desfrutar daquela presença tão familiar e tão preciosa. Gostaria de ter parado o relógio, fechado os livros, desligado o computador e declarado, por decreto maternal, que o mundo podia esperar até segunda-feira.
Mas a vida nem sempre permite estas pequenas revoluções.
Há compromissos, há alunos, há responsabilidades e há semanas que avançam como comboios sem travões. E eu continuo a gostar profundamente do que faço, mesmo quando esse amor pelo trabalho me rouba algum tempo aos outros amores da minha vida.
Talvez o grande desafio seja esse: aprender a viver entre aquilo que nos realiza e aquilo que nos completa.
Porque ensinar enche-me os dias de sentido. Mas ter os meus filhos em casa enche-me a alma de uma maneira que nenhum relógio consegue medir.
Hoje, ao terminar mais um domingo de trabalho e de afetos, fico com aquela mistura doce de felicidade e saudade antecipada. A felicidade de os ter tido perto. A saudade de saber que cada um regressará aos seus caminhos, às suas rotinas, à sua vida.
E a certeza tranquila de que é assim que deve ser.
Criamos os filhos para que sejam livres. Para que consigam caminhar sem a nossa mão, pensar pela sua cabeça, tomar decisões e construir uma vida que seja verdadeiramente deles. E, quando isso acontece, sentimos orgulho. Um orgulho imenso. Mesmo que uma parte de nós continue a desejar, secretamente, que o tempo os devolva por uns instantes à infância.
No fundo, ser mãe é esta contradição maravilhosa: passar anos a ensinar os filhos a voar e depois ficar à janela, imensamente feliz por vê-los levantar voo, mas sempre a desejar que regressem ao ninho de vez em quando.
Este fim de semana regressaram.
Cantámos os parabéns. Celebrámos a vida. Estivemos juntos.
E, apesar das horas roubadas pelo trabalho, apesar do cansaço e da pressa, foi um fim de semana muito feliz.
Porque há casas que ficam maiores quando os filhos regressam. Há mesas que ficam mais bonitas. Há conversas que aquecem os dias. E há uma espécie de paz que só existe quando sabemos que aqueles que mais amamos estão ali, suficientemente perto para lhes tocarmos.
Amanhã a semana recomeça, com a sua habitual falta de delicadeza. Os horários, os alunos, os compromissos e as urgências voltarão a ocupar os seus lugares.
Mas hoje vou guardar este fim de semana num daqueles lugares da memória onde o tempo não entra.
E vou guardar, sobretudo, a imagem dos meus dois filhos crescidos, felizes, inteiros, a construírem as suas vidas.
Porque, no fim de contas, talvez o maior sucesso da minha vida não esteja em nenhuma das coisas que fiz, ensinei ou alcancei.
Talvez esteja, simplesmente, nestes dois seres humanos maravilhosos que ajudei a crescer e que, todos os dias, me ensinam novas maneiras de sentir orgulho, de amar e de ser mãe.
E isso, por muitas voltas que o mundo dê, será sempre o meu lugar mais bonito.
Comentários
Enviar um comentário