Guia prático dos chatos de serviço – versão 2.0
Existem chatos de serviço em toda parte.
São especialistas em estragar dias, criar confusão e testar a paciência alheia.
Mas nem todos são iguais. Aqui vai o manual de sobrevivência com as categorias mais comuns:
1. O Conselheiro Obrigatório
Sabe tudo. Sempre.
Mesmo quando ninguém pediu a opinião.
Acha que tem a receita perfeita para resolver todos os problemas do mundo,
e insiste em nos lembrar disso a cada cinco minutos.
2. O Queixoso Profissional
Nada está bem.
O café é demasiado quente ou demasiado frio,
o transporte está sempre atrasado,
o clima é injusto,
e você, claro, é o responsável por tudo isso.
Respire fundo. Ou ofereça-lhe um cobertor — nunca se sabe se a tragédia será maior.
3. O Microgestor
Não confia em ninguém.
Revira detalhes, questiona escolhas, sugere “pequenas melhorias” que viram horas de trabalho extra.
É o tipo de chato que transforma uma tarefa simples num teste de resistência física e mental.
4. O Drama Queen / King
Transforma uma reunião de cinco minutos numa ópera trágica de duas horas.
Tudo é “muito sério”, “inaceitável” ou “uma catástrofe histórica”.
A solução é sorrir e imaginar que está a assistir a teatro, não à vida real.
5. O Invasor Digital
Liga, envia e-mails, WhatsApps, mensagens de todas as cores e tons.
Nunca respeita horários.
Quer resposta imediata, mesmo quando o seu assunto poderia ser resolvido com três palavras.
Como sobreviver aos chatos de serviço:
-
Respire fundo e sorria.
-
Aprenda a arte do olhar neutro.
-
Finja interesse, mesmo quando o mundo está a desabar no seu cérebro.
-
Lembre-se: cada chato é uma lição de paciência… ou um teste secreto de resistência ao absurdo.
No final, rimos. Sempre.
Porque a vida é curta, e os chatos…
bem, os chatos existirão sempre,
mas a nossa capacidade de rir deles também é infinita.😅😅
E como se costuma dizer é "sorrir e acenar... sorrir e acenar!"
PB
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