março

 

Há algo no ar que nos desperta da nossa hibernação este mês.

A terra está a aquecer, e as corajosas flores da primavera rompem o solo amolecido. As abelhas estão de volta, ziguezagueando por aí e os pássaros cantam mais alto a cada manhã.

Março parece-se muito com o Ano Novo da natureza, à medida que passamos do inverno para a primavera, e muito em breve estaremos oficialmente na metade mais clara e quente do ano. E eu mal posso esperar! Ok, ainda não é ‘oficialmente’ primavera (o Equinócio de Primavera é a 20 de março) e ainda pode parecer bastante invernal de vez em quando, mas já se notam os dias “maiores” e o frio está diferente … Todas as manhãs secas, tenho tomado o meu café lá fora, ouvindo os pássaros ao nascer do sol. Não há nada como o canto matinal alegre dos pássaros para nos despertar. Um lembrete adorável de que não somos os únicos felizes com a chegada de março. Aliás, para mim, agora é que é tempo de planear e projetar (não a 31 de dezembro). Em março planeio e “planto”, no verão recolho, no outono preparo e no inverno aguardo (hiberno) 😊

A Lua Cheia de Março

A lua cheia de março tem vários nomes, mas o meu favorito é “Lua de Verme”, nome dado devido aos vermes que emergem na primavera conforme a terra amolece e aquece. É um sinal da chegada da estação e do início da época de plantio.

A Lua de Verme será no dia 14 de março, antes do Equinócio de Primavera, o que faz dela uma manhã perfeita para acordar antes do nascer do sol e apreciar a sua luz. A partir de abril, o sol começa a nascer muito cedo, então março é o momento ideal para aproveitar caminhadas ao amanhecer. Os dias já parecem muito mais longos e brilhantes, e, no fim do mês, os relógios avançam uma hora (no dia 30 de março), nos dando ainda mais tempo ao ar livre.


Este mês (ainda) estou a ler…

"O labirinto dos perdidos - o ocidente e os seus adversários!" do Amin Maalouf

E prontos para começar …

A Sociedade aberta. Universo aberto de Karl Popper

O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerld

 

Tenham um bom e feliz março

Comments

Popular posts from this blog

Querida C.

uma espécie de mantra

Boas notas, más notas (ou como tirar 80% e ainda levar sermão)