books

 Chove lá fora, o nevoeiro emprestou ao dia de hoje um certo ar de mistério e o frio gélido convidou a ficar em casa toda a tarde, aninhada no sofá, eu, tu, uma chávena de cacau quente e 2 livros por companhia! Dois livros novos! A estrear e comprados ontem! Não sei por vocês, mas, para mim, há algo de encantador nos livros novos, e abri-los pela primeira vez requer uma certa cerimónia e exige igualmente alguns rituais: não se abrem com pressa, não se iniciam se não houver tempo suficiente para os poder apreciar e pedem sempre que sejam acompanhados de uma boa chávena de chá - ou, como hoje, de cacau quente!! Depois é preciso pegar neles com generosidade e escolher o local adequado para se  iniciar a leitura e claro, sou daquelas que encosta o nariz aos livros só para cheirar o papel. Quando termino um livro passo sempre por uma certa angústia ... como se vivesse um momento de luto! Releio as páginas dobradas e os trechos assinalados como se quisesse prolongar o sabor das palavras e adiar o fim - porque dói sempre quando um grande amor termina!! 

Todos os meus livros são casos sérios de amor (sejam eles biografias, romances, livros técnicos, tratados ou ensaios). Quis, verdadeira e apaixonadamente, cada um deles desde o princípio ao fim. Namorei-os nas livrarias, peguei-lhes e anotei os nomes na agenda à espera do dia certo para os trazer comigo! Comprar um livro é e será sempre um momento solene para mim: o importante momento em que me dirijo à livraria, alcanço a prateleira certa e pego naquele que será, nos próximos tempos, o meu grande amor. Depois de o ler há que guardá-lo no local certo, junto das outras já centenas de livros, para poder fazer parte da família, das minhas relíquias e dos meus bens mais preciosos. 

Quem me conhece e me ama dá-me livros. Aliás, não há natal nem aniversário para mim sem livros. Aguardo ansiosamente esses dias para ver que livro - da minha lista - me oferecem. São sempre os presentes mais queridos e mais esperados (mais do que sapatos e vocês sabem lá o que eu gosto de sapatos ahahaha).

Hoje, foi um bom domingo. Dediquei a minha tarde a ler o "queridinho" do momento. Lá fora continua a chover ... cá dentro, e graças ao livro novo, foi verão a tarde toda! <3

Comments

Popular posts from this blog

Querida C.

uma espécie de mantra

Boas notas, más notas (ou como tirar 80% e ainda levar sermão)